Skip to content

JMJ Rio2013 também é Nova Evangelização

11 febbraio 2013

JMJ 2013 1A Jornada Mundial da Juventude é um encontro onde Cristo é apresentado como a verdadeira alegria e felicidade.  Nele, os jovens demonstram que é possível encontrar Jesus e, assim, relatar essa realidade aos outros. Isto já é Nova Evangelização.

Dom Antônio Staglianò, bispo de Noto (Itália) e colaborador do presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, dom Rino Fisichella, acredita que a JMJ tem um significado muito grande para a Nova Evangelização. “Especialmente na sociedade de hoje, altamente secularizada, na qual o nada é o grande hóspede da juventude, encontros como a JMJ mostram que o jovem tem fé. E eles creem juntos, não sozinhos. Porque a fé católica não é individual, mas comunitária. E nesse acreditar juntos, eles se ajudam reciprocamente a crerem porque reconhecem a fé no outro. E aumentando essa fé, eles estão também abertos para ouvir as respostas do Santo Padre para o mundo atual”, afirma o bispo.

Dom Antônio está no Rio para o 22º Curso Anual dos Bispos do Brasil, promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Para ele, ao falar sobre a nova evangelização, esta é uma época de fragilidade, onde nada é muito sólido, sobretudo quando os valores fundamentais da existência humana foram transformados em outras coisas, como por exemplo, o amor. Jesus diz qual é o amor verdadeiro, que leva a alegria e a felicidade. Com sua vida, Ele revelou que amor é gratuidade, abertura, cuidado, amizade e fraternidade. Porém, muitos jovens pensam que esse sentimento é possessão e prazer, o que os leva à infelicidade e à falta de gosto pela vida.

Na etimologia italiana, a palavra amor significa negação da morte. Ou seja, ele é um laço que dura até depois da morte. Então, amar é se dispor a morrer pelo outro, é Jesus crucificado. De acordo com Dom Antônio, os jovens vão à JMJ escutar uma única verdade: Deus é amor. A mensagem dita não somente através de palavras, mas também vivenciada por meio de experiências, será passada adiante, quando aqueles jovens retornarem ao seu país. Logo, a JMJ é a Nova Evangelização de forma concreta.

Para os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, Dom Antônio Staglianò deixa uma mensagem:

“Creiam em Jesus de modo que esta fé mude o coração, transformando-o num coração humano. Desejo também que o jovem, crendo em Jesus Cristo, aprenda a se tornar humano, porque o destino deles não é serem anjos, mas demonstrar a beleza e a riqueza da humanidade que Deus em Jesus colocou dentro da nossa existência. Quem é o jovem cristão? É um jovem que graças a Jesus se transformou verdadeiramente em humano e não segue o narcisismo da sociedade e o consumo de mercado. Então vamos ser humanos em Jesus, porque Ele é o verdadeiro Deus e verdadeiro homem”.

http://www.rio2013.com

No comments yet

Lascia un commento

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...

%d blogger cliccano Mi Piace per questo: