Skip to content

Jesus Cristo: luz do mundo

5 febbraio 2013

LogoGMG2013No último sábado, 2 de fevereiro, dia em que a Igreja celebrou a Apresentação do Senhor e o Dia de Nossa Senhora da Luz, a Arquidiocese do Rio de Janeiro juntamente com o Comitê Organizador Local da (COL) da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 reuniu milhares de fiéis, na Concha Acústica do Santuário de Nossa Senhora da Penha, para o “Caminho de Luz”.

O evento, que teve como objetivo fazer com que os fiéis vivenciem cada vez mais o Ano da Fé rumo à JMJ Rio2013, contou com a presença do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, de bispos auxiliares, vigários episcopais, sacerdotes e do bispo de Noto, na Itália, Dom Antonio Staglianò.

Dom Orani presidiu a Celebração Eucarística e falou sobre a motivação do evento que teve um caráter oracional. O arcebispo ressaltou a importância de todos seguirem a luz de Cristo tendo sempre a certeza de que Ele é a luz do mundo – “Eu sou a luz do mundo” (João 8,12).

“Com muita alegria nós viemos até o Santuário da Penha para viver esse dia 2 de fevereiro, dia da Apresentação do Senhor e de Nossa Senhora da Luz. Queremos viver neste Ano da Fé, Ano da Juventude, o “Caminho de Luz”. Sabemos que a nossa fé está em viver a luz de Cristo e consequentemente sermos luz para os irmãos. Aqui neste santuário de nossa arquidiocese junto com Maria, aquela que disse sim ao projeto de Deus, viemos pedir que Jesus nos ilumine e que também nós, enquanto Igreja, sejamos luz no mundo”, afirmou Dom Orani.

Antes da Missa, testemunhos sobre a Jornada Mundial da Juventude e o terço rezado pelos representantes do Setor Juventude da arquidiocese. A animação ficou por conta do reitor do Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor e diretor de Logística da JMJ Rio2013, Padre Omar Raposo, que foi acompanhado pela banda Cristo Redentor.

Um dos momentos mais esperados da noite por todos os presentes foi o Lucernário – rito que era praticado ao anoitecer no templo, nas sinagogas e nas casas, e que os primeiros cristãos celebravam como símbolo de Cristo –, que ressaltou a importância de se valorizar a bela tradição da Igreja.

“É emocionante ver a unidade da nossa Igreja e mais ainda ver essas pessoas de todos os vicariatos com suas velas acessas iluminando as escadarias do Santuário num mesmo propósito: testemunhar que Jesus é a luz do mundo e transmitir, através da vivência do Evangelho, essa luz que vem de Deus a todos os irmãos. Não haveria momento melhor para vivenciarmos o Ano da Fé e a Jornada Mundial da Juventude que se aproxima, destacou o jovem Winícius Mendes”, da Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, em Bonsucesso.

Por Raphael Freire

http://www.rio2013.com

No comments yet

Lascia un commento

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...

%d blogger cliccano Mi Piace per questo: