Skip to content

Subsídios para a Pastoral Juvenil

7 marzo 2012

Este texto faz parte das síntese dos debates sobre os temas juvenils do III CONLA (Congresso Latino Americano de Jovens), cujo tema foi os caminhos de revitalização da Pastoral da Juventude continental (PJ).
A Leitura Orante foi escolhida como um dos caminhos privilegiados para acompanhar os jovens no seu encontro com a pessoa de Jesus Cristo e seu projeto.
Para cada mês se propôe m texto da Escritura para ser rezada pelos jovens. Este processo poderá ser feito em grupo juvenil ou em outras situaçôes, bem como no momento de oração pessoal.

1. O sentido do sagrado e a espiritualidade na vida da juventude e sua relação com a igreja

Tratar do tema do sagrado e da espiritualidade é interessante para os jovens não só para fundamentar a reflexão, mas também, pela experiência de vida que estes temas implicam. Os jovens não estão alheios ao sagrado e à espiritualidade; formam parte da vida deles. Contudo, não podemos negar que o jovem pensa que o mais importante é poder levar a comida para casa ou estar numa situação mais estável, economicamente, ter um título universitário, poder sair para divertir-se, fazer um curso que enriqueça seu currículo profissional para poder optar, assim, por um melhor salário… Todas estas preocupações ajudam para que o “espiritual” seja posto em segundo plano.

Com relação ao sagrado pode-se dizer que, para os jovens, ele inclui um leque enorme de possibilidades que vai desde o que se refere ao ensino católico de um Deus Trino até as novidades de outras correntes religiosas; além disso, há uma série de falsas propostas de espiritualidade que, certamente, são atraentes, mas não necessariamente verdadeiras. Fala-se muito, hoje, ao sentimento, e assim somos envolvidos por estas propostas. O sagrado, mais do que estar fora e longe do jovem, é aquilo que é tangível: a pessoa é sagrada, a natureza é sagrada, a própria juventude é sagrada.

Com relação à espiritualidade, dentre tantos critérios que há para entendê-la e vivê-la, devemos contextualizá-la; ela tem um fundamento antropológico, histórico-cultural ou puramente doutrinal, além de ser um dom da fé.

Para ler o texto inteiro:  O Sagrado e a Igreja na vida da juventude

2. Guia para la lectio divina

Para baixar o material: GUIA PARA LA LECTIO DIVINA

No comments yet

Lascia un commento

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...

%d blogger cliccano Mi Piace per questo: