Skip to content

Rumo à Jornada Mundial da Juventude 2011: Inspetorias dos Salesianos e Salesianas de São Paulo (Brasil)

22 febbraio 2011

Já começou nas Inspetorias dos Salesianos e Salesianas de São Paulo a preparação para a Jornada Mundial da Juventude em Madrid. Somos um grupo de 45 pessoas, dais quais 40 são jovens e 5 os assessores responsáveis (2 SDB e 3 FMA). Uma característica do nosso grupo é a faixa etária dos jovens. A maioria está entre os 15 a 18 anos e estão cursando o Ensino Médio.

Nos meses de outubro, novembro e dezembro fizemos o convite aos jovens e a reuniões com os pais com o objetivo de explicar este acontecimento de Igreja na sua dimensão mundial. Os pais acolheram a proposta com muito entusiasmo.

Sabemos que as condições financeiras muitas vezes impossibilitam o jovem de participar. Mas quando somamos forças podemos alcançar bons resultados. Exemplo disso é o que está acontecendo com o grupo do Instituto São José de São José dos Campos. Uma escola localizada no Vale do Paraíba e que está levando para a JMJ, 5 jovens. Toda a escola está motivada fazendo algo para ajudar os jovens. As famílias alternam-se nas paróquias destes jovens e após a missa estão vendendo uma rifa de um carro. Todo o valor será investido na Jornada. Também outras iniciativas estão sendo feitas em outras Comunidades. Na “união está a nossa força”.

Agora é tempo de preparar os jovens, pois não se trata de fazer turismo e sim de realizar uma profunda experiência religiosa.

Para melhor atender e preparar os jovens dividimos o grupo em núcleos de formação. Esta consistirá na integração do grupo, em momentos de espiritualidade, partilha e assuntos práticos.

Aconteceu – Núcleo São José/ Capital

Com uma calorosa e gostosa acolhida no Instituto São José, reuniu-se no dia 13 de fevereiro, o núcleo São José e Capital. Neste primeiro encontro de formação fizemos uma roda de conversa em que os jovens, em duplas, partilharam “porquê” querer ir à Jornada e em seguida, no grupo maior, colocaram para todos as suas expectativas. É forte a consciência de ir para a jornada para crescer na experiência de Deus, ter uma vivência eclesial com os jovens do mundo inteiro e fazer novas amizades.  Em seguida assistimos o vídeo com a história da Jornada e percebemos que os olhos dos jovens ficavam cada vez mais iluminados. Ir. Teresa Cristina foi partilhando o crescimento das Jornadas desde 1985 até os nossos dias, os símbolos, hinos, momentos de catequese e espiritualidade.

Ainda no momento de formação refletimos sobre o tema da JMJ deste ano. Pe. André Torres conduziu a reflexão: como estamos querendo edificar a nossa fé? quais são as nossas raízes? a quem estamos seguindo? E utilizando da mensagem do Papa Bento XVI para a jornada fizemos uma bonita e profunda reflexão.

Após o momento de formação passamos para os assuntos práticos: o que levar em nossa bagagem, como nos organizar com os documentos e a preparação da identificação do nosso grupo.

Agendamos nosso próximo encontro para a Semana Santa, quando viveremos a experiência do “Cristo Vive, vinde e vede”. Uma semana que está sendo preparada pelos assessores e que consistirá na vivência em grupo; do mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus em união com a Igreja.

Também em sintonia com a Igreja do Brasil temos um subsídio de preparação à Jornada. O material possui 4 temas de estudo: Conhecendo as Jornadas; O jovem e Jesus Cristo; O jovem e a Igreja; O jovem e a sociedade. Além dos temas de reflexão possui indicativos para as celebrações com os jovens.

Criamos um blog para a interação e partilha das informações. Fica o convite para você entrar e nos conhecer.

No próximo final de semana teremos mais um núcleo de formação. Acompanhe as novidades no blog. www.mjsmadrid2011.blogspot.com/

Leia a Carta aos Jovens participantes da JMJ 2011: Carta – JMJ – comunicação 11

Sr. Teresa Cristina Pisani Domiciano FMA

One Comment leave one →
  1. 22 febbraio 2011 12:07

    Estou adorando este blog!!!
    Juntos, unidos nesta busca pela face de Jesus, com os olhos fixos nele sempre!!!
    um abraço

Lascia un commento

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...

%d blogger cliccano Mi Piace per questo: