Skip to content

Animação Vocacional hoje

23 dicembre 2010

Animação vocacional “não se trata de técnicas e métodos, mas sim de nos deixarmos tocar pela força da Palavra de Deus e do espírito de Aparecida…”

Um mundo globalizado, informatizado, cientificamente surpreendente, multicultural, multirreligioso: contextualiza nossa realidade.

A União de Superiores Gerais na Assembleia de 1998 já focalizava este desafio à Vida Consagrada, com o tema: “Redesenhar” as presenças e “recolocar” os carismas. Esse tema foi um modo de convocar todas as Congregações Religiosas, os Institutos Seculares a avaliarem as suas presenças.

A presença é o modo de visibilizar a identidade de um carisma, sua força intrínseca, sua fecundidade, seu poder de convocação. O tipo de serviço que oferece, a mentalidade que veicula, o tipo de relacionamento que envolve seus membros são manifestações da sua coerência em relação à escolha feita… Cada grupo, cada pessoa projeta a força carismática que a dinamiza, move, entusiasma, apaixona.

Se a vida dos membros de um Instituto, de uma Congregação, não é proposta desafiante, ninguém se sentirá motivado pelo seu projeto, mesmo que tenha em mira oferecer ao jovem, ao adolescente, à criança oportunidade de recriar sua existência.

Hoje, onde o jovem gosta de estar, relacionar-se, refugiar-se, gastar seu tempo?

Muitos são os espaços procurados pelos jovens. Espaços geográficos, espaços de tempo, espaços virtuais. Há os convencionais como lanchonetes, shopping; há os temporais como a vida noturna; e ainda a evolução dos tempos preparou um complexo e desafiador local de permanência do jovem, o ciberespaço, onde ele cria ou entra num grupo, numa comunidade, seu local de partilhar a vida, decepções, valores, sonhos. Pierre Levy sustenta a convicção de que “virtual não se opõe a real e sim a atual. O virtual é um tipo de real que pode ser atualizado, pode se tornar presente aqui e agora”.

Dom Bosco exigia de seus seguidores, presença no meio da juventude em tempo integral. Então, algo muito desafiador atinge o Animador vocacional, hoje: como entrar no espaço conquistado pela juventude e desafiá-la a buscar um sentido para sua vida, empregar suas qualidades, gastar seu potencial de forças e dons em benefício daqueles que são marginalizados, prejudicados, excluídos? Como ajudá-la a transformar, também o ciberespaço em geografia de missão, de pastoral, de Reino de Deus?

 

Comunidade B. Laura Vicuña

Uruguaiana – Brasil

No comments yet

Lascia un commento

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...

%d blogger cliccano Mi Piace per questo: