Skip to content

Brasil: Jovem camponvense participa de Encontro Nacional do Setor Juventude da CNBB

21 dicembre 2010

Campos Novos – SC

Após o lançamento do Documento 85 da CNBB, houve uma grande mudança no pensamento da Igreja em relação à Juventude e uma crescente valorização dos diversos grupos e expressões que trabalham com ela, como Ministérios Jovens, Pastorais da Juventude, Articulação da Juventude Salesiana, Canção Nova, Shalom, entre outros. Com tanta diversidade nos métodos e carismas, a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, quer fortalecer o Setor Juventude, organização que pretende aumentar a união e a comunicação entre esses grupos, e, por isso, realizou o I Encontro Nacional dos Movimentos Juvenis em São Paulo, que reuniu cerca de 250 líderes jovens de 26 movimentos de todo o país.

Em Campos Novos, a Articulação da Juventude Salesiana vem fazendo história e levando o nome do município catarinense e do Colégio Auxiliadora para esses momentos tão importantes. O jovem Leonardo Pereira, coordenador da AJS em sua cidade há cinco anos, teve a honra de representar o sul do Brasil, acompanhando Ir. Maria Alzira Souza e Silva, cordenadora inspetorial da AJS. Leonardo participa também da equipe nacional da AJS.

Toda essa integração visa “preparar” a juventude brasileira para dois grandes momentos: a Jornada Mundial da Juventude em 2011, que acontece em Madri na Espanha, e a Jornada Mundial da Juventude em 2013, que acontecerá no Brasil. Através de uma videoconferência, a equipe brasileira pôde conversar com espanhóis para saber como está a expectativa deles para o ano que vem.

Outra novidade do encontro foi o lançamento do site oficial do Setor Juventude, (www.jovensconectados.org.br) que irá congregar notícias e informações sobre as várias expressões eclesiais do trabalho com juventude.

Os jovens que se preparavam através das palestras e demais trabalhos e estudos, ainda tiveram um momento de diversão. A banda católica Rosa de Saron fez uma apresentação acústica especial para o grupo e contou um pouco sobre sua história que começou em um grupo de jovens.

Também estiveram presentes no encontro, palestrando e convivendo com os jovens, o Cardeal Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo, Dom Eduardo Pinheiro, Bispo referencial da juventude no Brasil, Dom Antonio Altieri, Bispo de Caraguatatuba – SP e P. Sávio Ribeiro, assessor nacional do Setor Juventude.

“Sem dúvida foi um momento histórico para a Igreja do Brasil, pois os jovens são sua cara. Como é bom ver tanta diversidade de carismas se respeitando e trabalhando juntos, uma vez que o objetivo principal é o mesmo: evangelizar a juventude”, declarou o jovem camponovense.

Páginas Vivas, Inspetoria Nossa Senhora Aparecida BPA (Brasil), Novembro/Dezembro de 2010 – Ano 43 – N. 288


No comments yet

Lascia un commento

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...

%d blogger cliccano Mi Piace per questo: