Skip to content

Portugal: I Forum Movimento Juvenil Salesiano

17 novembre 2010

Foi no fim-de-semana de 23 e 24 de Outubro que se realizou em Mogofores o I Fórum MJS em Portugal! Foi um momento importante de encontro entre os animadores que, de norte a sul de Portugal, trabalham nas diversas obras e presenças dos salesianos e das salesianas.

Foram 55 os participantes que iniciaram o encontro com a Eucaristia, tendo-se seguido os trabalhos com a apresentação do tema “Espiritualidade e Santidade” pelo Pe. Sílvio. O caminho da santidade é possível de muitos modos! O Espírito revela-se na Igreja de formas distintas e, nesta linha, realizou-se um painel de testemunhos – Movimento dos Focolares, Comunidade da Canção Nova, Juventude Hospitaleira, Juventude Jesuíta (CVX), Equipas Jovens de Nossa Senhora – muito interessantes e diversos.

Já durante a tarde, o Pe. Aníbal apresentou o tema da “Espiritualidade Juvenil Salesiana”, onde apresentou as linhas que nos caracterizam. Seguiram-se trabalhos de grupo onde se debateu esta temática confrontando com a vivência local e nacional, sendo a partilha de opiniões bastante profunda e interessante.  (Carla Monteiro)

À noite, rezámos com a Ir. Alzira Sousa, fma, pelo dom da sua vocação e, no dia seguinte, juntamente com a Família Salesiana, celebrámos o seu “Sim” para sempre a Deus e aos Jovens!

No fórum ainda existiram mais dois momentos: a apresentação de áreas/projectos tão importantes para a formação e envolvência dos animadores como o acompanhamento pessoal, o programa de rádio salesiana e o voluntariado; e um momento conjunto, onde foi promovida a participação nas Jornadas Mundiais da Juventude 2011, com os participantes do encontro de jovens que, este ano, foi nacional para possibilitar a participação na profissão perpétua da Ir. Alzira e dar enfoque à questão vocacional.

Este foi, sem dúvida, um fim-de-semana de Família, muito cheio e marcante para o MJS nacional!

Testemunhos de um fim de semana

“O passado fim de semana, 23 e 24 de Outubro foi cheio de festas! Houve muito a celebrar! Pela primeira vez, realizou-se o Fórum MJS, junto ao Santuário de Maria Auxiliadora em Mogofores, a habitual peregrinação da família salesiana e o encontro de Jovens, desta vez , Norte e Sul.
Para mim, foi um presente caído do céu. É espantoso ver quantos carismas existem, quantos “rostos” de Jesus, todos em prol do amor e das almas, mediante os dons que o Espírito Santo dá.
No segundo e último dia, vivemos com alegria a peregrinação a Maria Auxiliadora com a Família Salesiana e a consagração perpétua da Irmã Alzira. Como sinal de fé e esperança, festejamos também o dia das Missões.
Estejamos unidos para que cada um de nós, viva a sua vocação em pleno rumo à santidade e para que os jovens, muito amados por Deus, saibam dizer sim ao compromisso da vida eterna.”
Margarida Costa – uma jovem que faz um ano de voluntariado no Lar das fma de Setúbal

“Todos tínhamos expectativas, de como seria, o I fórum. Ele começou, por onde menos esperávamos, mas que nos saciou e abriu os corações, para o dia que nos esperava: a Eucaristia! Com os olhos postos em Maria, a Mãe tão terna, começávamos o dia.
A manhã, teve um elo comum, a Santidade.
O P. Aníbal, à tarde, entregando-nos um pequeno símbolo, explicando o que ele significava, falou-nos de 5 núcleos fundamentais da Espiritualidade Juvenil, reflectidos ali, naquele símbolo, nas 5 cores da dezena… Jesus o centro de tudo, e Maria o “fio” que tudo une…
No final do dia, reflectimos e partilhamos em grupo, sobre o que tínhamos ouvido, neste dia que já ia longo. Tirámos conclusões, partilhámos ideias…
Depois do jantar, fomos de encontro a um dos momentos mais fortes do dia: A oração da noite, com a adoração ao Santíssimo… foi tão forte, tão profundo… recebi para reflectir, a “janela da Valponasca”, como se ela ali se abrisse para mim, para encontrar Jesus, como Maín fazia, ao olhar por aquela janela…
No Domingo, a Eucaristia foi fortemente vocacional pois a Ir Alzira, fazia os seus votos perpétuos de FMA. Ela estava mais calma que todos nós, que de baixo a víamos, lá em cima, tão serena e a irradiar tanto amor a Jesus e Maria.
O grupo, unido, partilhou e caminhou na alegria, com a meta Jesus Cristo… ali todos dizíamos em uníssono: SOMOS MJS, SOMOS MJS, com D. Bosco na alegria, somos MJS!”
Irene Rodrigues – Animadora do Centro juvenil dos sdb, em Mirandela

No comments yet

Lascia un commento

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...

%d blogger cliccano Mi Piace per questo: